O Bengo voltou a disputar uma prova nacional de futebol 30 anos depois. A participação do Domant FC e do Grupo Desportivo Kafanda, no Zonal de Apuramento foi um dos factos que marcaram o desporto naquela província durante o ano findo. De forma surpreendente, a equipa do Domant FC do Bula Atumba classificou-se na segunda posição, tendo sido repescado para a Liguilha. Defrontou a Académica do Lobito (1-1) e perdeu na decisão (1-2).
A estreia do Domant numa competição de carácter nacional foi a todos os níveis positiva. A equipa das terras do jacaré bangão deixou pelo caminho formações tradicionais na prova, chegando mesmo a exercer uma relativa pressão sobre os sambilas, vencedores da série. A ascensão ao escalão máximo do futebol nacional não seria surpresa, mas resultado do investimento feito pela direcção do clube. Por tudo quanto fez ao longo do Campeonato Nacional da II Divisão, o Domant FC orgulhou os habitantes da província mais jovem do país.
O Grupo Desportivo Kafanda, outro representante do Bengo, ficou em terceiro lugar, na série A, ganha pelo Progresso do Sambizanga.
Esta seria a grande oportunidade para o Bengo fazer história no domínio desportivo, mas deixou alerta que, para os próximos anos, podem contar com eles. Apesar da prestação positiva dessas equipas na Segundona, a província do Bengo continua ausente do
Girabola e os seus dirigentes devem investir mais, contando com o apoio das entidades governamentais e privadas. De resto, a campanha do Domant FC e do Grupo Desportivo Kafanda demonstram que a província quer voltar a marcar presença na alta-roda do futebol nacional.
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.